top of page
Fresh Produce

Como a nutrição pode ajudar a diminuir a ansiedade

A ansiedade é um estado emocional com componentes psicológicos e fisiológicos, que pode ser benéfica ou prejudicial à nossa saúde, dependendo da intensidade e ocasião, e a alimentação influencia diretamente os sintomas.


Uma alimentação baseada em produtos industrializados, açúcar e frituras agrava os sintomas, enquanto alguns nutrientes, como a seguir, diminuem e acalmam.

O DHA é importante para a constituição das membranas do córtex cerebral, está envolvido no funcionamento da memória, e da sinalização dos neurônios. Encontrado nos alimentos que são fonte de ômega 3 como salmão, linhaça, chia ou sardinha.

A vitamina D atua na síntese de alguns neurotransmissores e na defesa oxidativa do cérebro. Estudos mostram relação de baixos níveis de vitamina D com depressão e diminuição da função cognitiva. Consuma: peixes gordos, gema do ovo. E exponha-se ao sol 10 a 15 minutinhos por dia.

Vitaminas do complexo B: como a B-12, biotina, B-6 e folato, estão associadas as mudanças de humor. Elas são essenciais na produção de neurotransmissores, encontradas em: vegetais verdes, sementes, castanhas, salmão e ovo.


O Magnésio atua no sistema de resposta ao estresse, bloqueando a entrada de hormônios no cérebro. Sua deficiência está associada ao aumento da ansiedade. Boas fontes: espinafre, cacau, abacate, nozes e sementes.


L-teanina, ajuda a equilibrar excessos e deficiências dos neurotransmissores, aumenta a compreensão, foco e concentração. Fontes: matchá, chá verde, cogumelos.

Triptofano, é um percussor do hormônio da felicidade a serotonina. Encontre em: banana, grão de bico, arroz integral, cacau, açaí, ovos.


Probióticos e prebióticos
Um intestino saudável desempenha um papel importante na produção dos neurotransmissores responsáveis pelo bem estar como GABA e serotonina.
Fonte: fibras, alimentos fermentados, kefir, kombucha.


A mudança no estilo de vida, é importantíssimo e o uso de fitoterápicos pode ajudar bastante também.

Como a nutrição pode ajudar a diminuir a ansiedade: Recursos
bottom of page